Deformidades: Escoliose/cifose

No plano coronal, isto é, na visão de frente, a coluna vertebral não apresenta curvaturas. A escoliose é o desenvolvimento de curvaturas no plano coronal que se compensam de forma total ou parcial, podendo causar assimetria da postura do tronco. No plano sagital, isto é, na visão  lateral, a coluna vertebral apresenta 3 curvaturas, duas curvas de concavidade posterior a nível cervical e lombar, lordose, e uma curvatura de concavidade anterior, a nível dorsal, cifose. O exagero da cifose dorsal ou a inversão das curvaturas lordóticas da coluna cervical ou lombar podem provocar desequilíbrios posturais da coluna vertebral.

A escoliose é frequente nos adolescentes, surge antes do final do crescimento e é denominada escoliose idiopática. O desenvolvimento de curvaturas anormais da coluna vertebral e a rotação das vértebras pode estar relacionado com desenvolvimento ósseo anormal, fragilidade dos ligamentos e músculos e/ou anomalias do ouvido interno ou das funções vestibulares.

Na maioria dos casos, este tipo de escoliose é ligeira e não progressiva, e não tem repercussão na vida diária dos jovens. Em algumas situações a curvatura é mais acentuada e pode causar problemas cosméticos, funcionais e dores crónicas que poderão implicar um tratamento cirúrgico de correção e estabilização.

deformidades1

A escoliose dos adultos pode evoluir a partir de uma escoliose idiopática já existente na adolescência ou pode surgir sem haver história prévia de alterações da curvatura da coluna. Nestes casos a escoliose desenvolve-se devido a uma associação de processos degenerativos, que incluem, degenerescência discal, fraturas em compressão, osteoporose, artropatias facetárias e estenose do canal raquidiano.

deformidades2

A cifose pode estar relacionada com alterações posturais, estruturais ou degenerativas. O exagero da cifose dorsal nos adultos jovens tem habitualmente causas posturais e pode ser contrariado com re-educação postural e fortalecimento muscular paravertebral. Alguns indivíduos têm naturalmente um exagero das curvaturas da coluna vertebral que não deve ser valorizado se for assintomático. A cifose de causa estrutural mais frequente é a Doença de Scheuermann e está relacionada com alterações do desenvolvimento das vértebras dorsais que adquirem uma forma em cunha. Esta situação é habitualmente diagnosticada entre os 12 e os 14 anos. As situações mais frequentes de cifose estão relacionadas com a evolução do processo degenerativo da coluna, que conduz à perda da lordose lombar e à postura em flexão anterior do tronco. Estas situações são, por vezes, agravadas por fraturas da coluna dorso-lombar ou deformidades vertebrais de natureza osteoporótica.

Os sintomas mais frequentes da escoliose são dor lombar, alterações posturais e do equilíbrio do tronco e marcha instável. São habitualmente visíveis assimetrias do tronco, um ombro mais elevado do que o outro e proeminência da grelha costal, desnível da bacia e diferença da dimensão membros inferiores. Na escoliose dos adultos poderão estar associados sintomas de compromisso radicular por estenose foraminal ou do canal raquidiano.

Os sintomas da cifose são as raquialgias, a diminuição da estatura e o desequilíbrio sagital anterior que corresponde à postura em flexão anterior do tronco. O esforço realizado na tentativa de manter o eixo de gravidade da coluna vertebral na direção das cabeças dos fémures provoca dor lombar, devido ao cansaço muscular, levando o doente a adotar uma posição de maior conforto através da flexão do tronco.

Tratamento conservador

A maioria dos doentes com deformidades da coluna vertebral não apresentam sintomas incapacitantes para as suas atividades de vida diária e poderão ser tratados de forma não cirúrgica.

O tratamento não cirúrgico das deformidades consiste na realização de fisioterapia, osteopatia e exercício físico para melhorar a condição física geral e, em particular, a musculatura que dá suporte à coluna. Estes tratamentos não corrigem as alterações da curvatura da coluna mas aliviam os sintomas e permitem melhorar a estabilidade vertebral.

Os medicamentos usados são analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares.

Tratamento cirúrgico

O tratamento cirúrgico das deformidades está indicado sempre que houver falência do tratamento conservador e deterioração progressiva da qualidade de vida. A indicação cirúrgica está também relacionada com a progressão da deformidade e com a existência de compressão radicular, provocando dor irradiada aos membros inferiores, dormência ou falta de força. Habitualmente, as curvaturas escolióticas superiores a 45º têm indicação cirúrgica.

O tratamento cirúrgico consiste na descompressão radicular, na estabilização da coluna vertebral e na correção parcial da deformidade. Para correção das deformidades podem ser feitas osteotomias que ajudam a corrigir o balanço sagital e, desta forma, melhoram o resultado da intervenção cirúrgica.