Dados Biográficos

Nome: Álvaro Miguel Soares Lima
Morada: Rua Melo Antunes, Lote 19.1, Bloco A2, 9oA, 1750-351 Lisboa
Data de Nascimento: 17 de maio de 1965
Nacionalidade: Portuguesa
Cartão do cidadão nº 6957569
Telefone: 917381920
E-mail: cirurgia da coluna
Cédula profissional nº 32985

Habilitações académicas

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, com a média final de 16 – Bom com distinção, em 31 de julho de 1989.

Atividade profissional

2012 – Assistente Hospitalar de Neurocirurgia – Hospital Beatriz Ângelo, Loures

Sou o responsável pelo tratamento da patologia da coluna neste Hospital desde Janeiro de 2012 e trabalho, por enquanto, integrado no Serviço de Ortopedia, em conjunto como o Dr. Hélder Maurício, assistente hospitalar de Ortopedia. Está em embrião a formação de uma Unidade de Coluna, composta por cirurgiões de formação ortopédica e neurocirúrgica, que dedique de forma exclusiva e especializada ao tratamento desta patologia.

2007 – Assistente hospitalar de Neurocirurgia – Hospital da Luz, Avenida Lusíada, nº1, Lisboa

Estou no Hospital da Luz desde a sua inauguração, em 2007.

A minha atividade assistencial consiste na realização de consultas e procedimentos cirúrgicos no Bloco operatório. De acordo com a decisão de me dedicar apenas à cirurgia da coluna, não faço cirurgia crânio-encefálica no Hospital da Luz desde 2009, com exceção de cirurgias emergentes.
Na mesma altura assumi as funções de coordenador do Centro de Coluna, que integra as especialidades de Neurocirurgia, Ortopedia, Neurorradiologia, Dor, Medicina Física e Reabilitação e Medicina Geral e Familiar.

Neste Hospital fui pioneiro na realização de cirurgia minimamente invasiva da coluna vertebral em 2009 e, atualmente, faço por rotina cirurgia descompressiva por via posterior, artrodése transpedicular percutânea e artrodése intersomática por via posterior (TLIF), utilizando técnicas minimamente invasivas, no tratamento da patologia degenerativa, traumática e tumoral da coluna.

No final de 2008 iniciei a minha atividade na Companhia de Seguros Tranquilidade e dou assistência neurocirúrgica aos acidentes de trabalho.

2003 – Assistente hospitalar de Neurocirurgia do Hospital de Santiago, E.N.10, Setúbal

Neste Hospital desempenho a atividade de especialista em neurocirurgia desde 2003. Realizo consultas e procedimentos cirúrgicos no Bloco Operatório na área da patologia da coluna vertebral.

1999 – 2011- Assistente Hospitalar de Neurocirurgia Hospital Garcia de Orta, Bairro do Matadouro, Pragal, Almada

Depois da realização da Prova de avaliação final do Internato Complementar passei a desempenhar funções de assistente eventual de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta e fui provido, como assistente hospitalar, no dia 7 de julho de 2000.

No Hospital Garcia de Orta a minha atividade consistia na realização de consulta externa, apoio à Enfermaria e à Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios, apoio à urgência em períodos de 24 horas de presença física ou de chamada e procedimentos cirúrgicos no Bloco Operatório.

Na fase inicial da minha atividade como especialista tinha como preferência as áreas da cirurgia vascular e da cirurgia da coluna. Posteriormente, comecei a privilegiar a cirurgia da coluna e a realizar procedimentos de progressiva complexidade.

Fui pioneiro no Serviço na realização de fixação occipito-cervical, fixação transpedicular da coluna dorsal, abordagens anteriores e laterais da coluna lombar, corpectomias dorsais e lombares por abordagem posterior para tratamento de patologia traumática, tumoral e deformativa, tratamento de escoliose degenerativa do adulto, fixação ilíaca, osteotomia da coluna lombar para correção de defeito cifótico e cirurgia minimamente invasiva.

Durante este período fui também orientador do Internato Complementar de Neurocirurgia do Dr. Bruno Santiago.

Em Julho de 2007 solicitei um horário de 28 horas.

Em Março de 2009 deixei de realizar urgência em presença física.

Na mesma altura decidi dedicar-me exclusivamente à cirurgia de coluna, porque senti que o baixo número de procedimentos de cirurgia crânio-encefálica que estava a realizar não me permitia manter a aptidão adequada para a sua prestação.

Em Julho de 2011 foi solicitada a minha cedência ao Hospital Beatriz Ângelo, e como foi recusada, em 31 de Dezembro de 2011 pedi exoneração das minhas funções no Hospital Garcia de Orta e na Função Pública.

1992 – 1999 – Internato complementar de Neurocirurgia no Serviço de Neurocirurgia do Hospital Egas Moniz, Lisboa, e no Serviço de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta, Bairro do Matadouro, Pragal, Almada

O Internato complementar de Neurocirurgia iniciou-se em janeiro de 1992 e decorreu até 30 de abril de 1995, no Serviço de Neurocirurgia do Hospital Egas Moniz, com orientação do Dr. Sousa Filipe e sob direção do Dr. José Manuel Cunha e Sá e Dr. Manuel Martins. A partir do dia 1 de maio de 1995 até ao final do internato, a formação foi realizada no Serviço de Neurocirurgia do Hospital Garcia de Orta, sob orientação da Dra. Paula Rodeia e com a direção do serviço da responsabilidade do Dr. Manuel Cunha e Sá.

Durante o internato destaco o estágio de 3 meses na Unidade Vertebro-Medular do Hospital de São José que me possibilitou ganhar elevada experiência na realização de fixação transpedicular da coluna lombar.

O internato complementar de neurocirurgia foi concluído no dia 24 de fevereiro de 1999 com a média final de 18,5 valores.

1990 – 1992 – Internato Geral nos Hospitais Civis de Lisboa

O Internato Geral foi iniciado a 1 de janeiro de1990 e concluído em 31 de julho de 1991, com a classificação final de “Apto”. Os estágios hospitalares decorreram nos Hospitais Civis de Lisboa, no Serviço 5 de Cirurgia Geral e no Serviço 2 de Medicina do Hospital dos Capuchos, no Serviço 1 de Pediatria e na Maternidade Magalhães Coutinho do Hospital Dona Estefânia. O estágio de Cuidados de Saúde Primários foi realizado no Centro de Saúde de Coração de Jesus em Lisboa.

 

Prémios e menções honrosas

Melhor classificação na avaliação final do III Curso Português de Neurocirurgia, realizado em Vieira de Leiria, entre os dias 13 a 15 de Março de 1999. O prémio foi um estágio de 2 semanas com o Prof. Richard Assaker, no Serviço de Neurocirurgia do Hospital Universitário de Lille.

Prémio para a melhor comunicação oral (ex-aequo): Tratamento da Patologia Traumática do Áxis – XIX Reunião da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia. Covilhã, Maio de 2005. Prémio pecuniário.

 

Membro de associações profissionais/científicas

2014 – Membro da Eurospine

2014 – Membro do Congress of Neurological Surgeons

2013 – Membro da Society for Minimally Invasive Spine Surgery

2013 – 2014 – Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral

2011 – 2012 Secretário-Geral da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral

2011 – Membro da Associação Europeia de Sociedades neurocirúrgicas (EANS)

2009 – Sócio da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral

2008 – 2010 – Membro da Comissão de Treino da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia

2006 – Membro da AOspine. Actualmente, sou “Platinum Member”

2001– 2004 – Membro da comissão de Treino da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia

1996 – Sócio da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia