Hérnia discal dorsal – abordagem anterior transtorácica mini-invasiva

Os principais objetivos do tratamento cirúrgico da hérnia discal dorsal são o controlo da dor ou melhoria do quadro neurológico por descompressão da medula espinhal e/ou da raiz nervosa e a prevenção ou correção de instabilidade ou deformidade da coluna dorsal. A laminectomia descompressiva convencional, com ou sem discectomia, apresentou resultados insatisfatórios, com elevada percentagem de morbilidade grave ou mortalidade.Em alternativa surgiram outras abordagens postero-laterais, a transpedicular, a transfacetária e a costotranversária, e abordagens antero-laterais, a lateral extracavitária, a transtorácica e a toracoscópica.Para hérnias discais centrais ou paracentrais, sobretudo, no caso de hérnias discais gigantes calcificadas, as abordagens antero-laterais são preferidas pela possibilidade de realizar a excisão da hérnia discal sob visão direta, reduzindo o risco de lesão medular.A abordagem transtorácica mini-invasiva, que permite tratar as hérnias discais gigantes calcificadas com segurança, minimizando as complicações e as sequelas da abordagem cirúrgica transtorácica.

Com apoio de intensificador de imagem foi marcada uma incisão de cerca de 6 cm sobre a costela localizada 2 níveis acima do nível que se pretende abordar. Embora de menores dimensões, o campo de trabalho permite abordar de forma adequada as patologias e controlar e as estruturas anatómicas essenciais, como, por exemplo, o saco dural. A técnica cirúrgica é familiar aos neurocirurgiões: microcirurgia clássica com instrumentos em baioneta sob visão direta, com apoio de microscópio ótico. Como em qualquer abordagem antero-lateral da coluna torácica, esta técnica possibilita a remoção do disco intersomático e, se necessário, parte dos corpos vertebrais adjacentes, de forma a criar espaço para dissecar e fazer recuar a hérnia discal sem manipular a dura-máter de forma arriscada.

Para maior segurança estas manobras são sempre acompanhadas com avaliações dos potenciais evocados motores e monitorização contínua dos potenciais evocados somatossensitivos.

Como em todas as abordagens mini-invasivas, o seu objetivo é concretizar o plano operatório reduzindo o trauma cirúrgico e a morbilidade, de forma a permitir uma convalescença mais fácil e rápida. Através da redução da incisão operatória pretende-se diminuir a incidência da toracalgia e nevralgia intercostal pós-operatória, as perdas hemáticas e a taxa de complicações.

Não são colocadas próteses na coluna dorsal.

Tempo de internamento: 2-3 dias

Doente com volumosa hérnia discal dorsal calcificada (D8-9) que comprimia de forma grave a medula

herniadiscal4
herniadiscal5
herniadiscaldorsal6

Exames pós-operatóros que documentam a remoção total da lesão por abordagem antero-lateral através de toracototomia mini-invasiva