Artrodése em patologia degenerativa

Nas últimas décadas a artrodese da coluna assumiu um papel fundamental na melhoria dos resultados cirúrgicos e no sucesso do tratamento da patologia degenerativa e deformativa da coluna vertebral. Nesta área as técnicas minimamente invasivas consistem na colocação de parafusos pediculares e barras por via percutânea e pela colocação de espaçadores intersomáticos através de afastadores tubulares. Desta forma reduz-se significativamente a agressividade cirúrgica que é feita por 2 pequenas incisões de 2-3 cm, através das estruturas musculares. Obviam-se as incisões da linha média que obrigam a uma extensa disseção muscular que traz vantagens claras na recuperação pós-operatória.

Tempo médio de internamento: 18-24 horas.

Tempo médio de recuperação: 2- 3 meses.

Artrodese intersomática transforaminal

A fusão intersomática lombar transforaminal (TLIF) foi descrita inicialmente por Harms em 1998 e surgiu como alternativa à fusão intersomática posterior (PLIF), com o objetivo de obter uma fusão intervertebral a 360º, por abordagem póstero-lateral. Na técnica transforaminal remove-se a faceta a articular e obtém-se acesso ao espaço discal mais externamente, permitindo com uma abordagem unilateral, colocar um único espaçador intersomático de forma oblíqua, evitando a retração do saco tecal. Desta forma mantêm-se as estruturas ósseas e o complexo ligamentar da linha média, que são fundamentais como banda de tensão para manter a estabilidade intervertebral, e evita-se a dissecção do espaço epidural contralateral. A artrodése intersomática é complementada pela colocação de parafusos pediculares percutâneos que garantem a estabilidade. O procedimento é feito por 2 pequenas incisões com apoio de afastadores tubulares e com técnica microcirúrgica. Os parafusos pediculares e as barras são colocados por via percutânea.

zfinal
zfinal2

Técnica de artrodése percutânea. Com apoio de intensificador de imagem colocam-se fios de Kirshner no trajeto pretendido que servem de guia á colocação dos parafusos pediculares. As barras são colocadas de forma diversa conforme o tipo de material utilizado. No exemplo, técnica Sextante – Medtronic.

zfinal3
zfinal4

Técnica de TLIF percutânea: com apoio de afastadores tubulares 22-25 mm, faz-se a foraminectomia e laminectomia a excisão do disco intervertebral e a colocação de um espaçador intersomático, com técnica microcirúrgica. No exemplo, técnica Metr’x e espaçador Crescent – Medtronic.

zfinal5

Doente com espondilolistese degenerativa L4-5 tratada com artrodése transpedicular posterior e TLIF minimamente invasivo